terça-feira, 10 de setembro de 2013

Estrias: dá pra passar a gestação sem elas?

  Quando recebi o resultado positivo do exame de gravidez fiquei feliz da vida. Mas depois que passou aquela excitação inicial, junto com os pensamentos sobre quais seriam os possíveis nomes da criança e como iria decorar o quartinho dela, veio o receio sobre como ia ficar o meu corpo depois do parto. E é claro que as estrias estavam entre os primeiros itens da minha lista de preocupações, pois sei que elas atingem 90% das grávidas e que é muito difícil apagá-las.

Por isso na primeira consulta do pré-natal fui logo perguntando para a minha ginecologista o que eu precisava fazer para evitar essas linhas tão indesejadas. Até fiquei com um pouco de vergonha de estar pensando na aparência diante de um acontecimento tão maravilhoso como esse, mas ela me disse que isso é uma preocupação de praticamente 100% das pacientes que estão à espera de um bebê e que os cuidados para evitá-las devem mesmo começar no início da gestação.

Um dos pontos primordiais nesse caso é controlar o ganho de peso durante os 9 meses. As estrias aparecem porque a pele é obrigada a se esticar muito e rapidamente com o aumento normal das medidas típico dessa fase e na maioria dos casos as fibras elásticas do tecido – o colágeno e a elastina – não aguentam o tranco e acabam se rompendo, formando as marcas. Por isso, se a pessoa ainda ganha muitos quilos extra, o risco é bem maior. Manter a cútis bem hidratada é outro cuidado importantíssimo. Mas nada de aplicar qualquer produto. Em uma conversa com a dermatologista Karla Assed, do Rio de Janeiro, descobri que a ureia, ingrediente muito usado nesses casos, não é bem-vindo nessa fase. “Prefira fórmulas à base de semente de uva ou óleo de amêndoas doce”, recomenda. “E se a pele estiver coçando fique atenta: pois é sinal de ressecamento e há grandes chances das estrias aparecerem nessa região”, alerta a médica. Outra boa dica que ela me deu é misturar um pouco de óleo, como o de amêndoas doce, ao hidratante para melhorar a eficácia do cosmético.

Mas se as linhas já deram as caras, o jeito é lançar mão de tratamentos que estimulem a formação de colágeno novo na área afetada. A indicação do vai depender do tamanho, da coloração e de onde as estrias estão localizadas. Normalmente são usados cremes com ácido retinóico, DMAE e colágeno e procedimentos como o peeling de cristal, laser fracionado, CO2 e luz intensa pulsada. Mas vamos ser honestas: eles deixam as marcas menos aparentes, mas não as apagam totalmente.

Por todas essas razões, se você está  grávida se cuide, mas nada de ficar encanada com isso. Esse momento é muito especial e mesmo que agora você possa estar se sentindo pesada e cansada, tenha certeza que depois você vai sentir saudade dessa barrigona.

Beijos,

Tatá 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários nao refletem necessariamente a opiniao das autoras do blog. Comentários considerados ofensivos serao excluídos.